sábado, 10 de maio de 2008

A ecologia na escola ou a escola da estupidez

A ecologia está na ordem do dia. O Al Gore fez um filme sobre alterações climáticas e é Prémio Nobel. O Rock in Rio, a Ben and Jerry’s e todo o tipo de multinacionais fazem uma autopromoção bestial promovendo a consciência ambiental. Até a AEESCS organizou há tempos uma Semana Verde na escola. Mas vamos ao que interessa: alguma destas coisas tem mudado os nossos hábitos?

O bar da nossa escola mostra-nos que não. Todos os dias amontoam-se às dezenas os copos de plástico pelo bar. Um copo de plástico, um pouquinho de água, um golo e zut! – mais um copo para o lixo! Até os cafés tendem a ser servidos em copos de plástico em vez de chávenas... Por outro lado, passou a utilizar-se desmesuradamente o “saquinho de papel”. Por cada bolo que sai, um saco de papel vai para o lixo. Impera o desperdício! Ora, não há muito tempo, os copos eram de vidro e os bolos eram servidos em loiça. Não há muito tempo, ainda reinava o bom senso. Na ESCS, o caminho percorre-se para trás.

Mas fosse o bar o nosso pior mal!

Foi há pouco mais de um ano que quem se passeava pelos corredores da escola notou uma notável inovação: baldes de reciclagem, aos magotes, intermináveis, por toda a parte! O súbito milagre da multiplicação dos baldes de reciclagem veio pôr a nu um dado preocupante: até ali as mais de 1000 pessoas que todos os dias partilham o edifício mais vistoso da 2ª circular não separavam as centenas de quilos de lixo que produziam diariamente.

Mas nós éramos capazes de melhor. Mesmo com tal milagre, conseguimos continuar a não fazer qualquer tipo de reciclagem! Dia após dia, na ESCS, repete-se o mesmo elogio da estupidez: durante o dia, o lixo é separado pelos 3 recipientes; depois, ao cair da noite, é novamente reunido e lançado no contentor normal. Há mais de um ano que, dia após dia, a mesmíssima coisa se repete.

E começando pelo conselho directivo, quase toda a escola sabe disto! Será mesmo complicado separar o lixo? Exigirá tamanha destreza motora? Há crianças giríssimas em anúncios de televisão que não parecem ter grande dificuldade.



Haja ecologia! Haja bom senso! Fica o apelo: ao conselho directivo, à Servilimpe, à empresa que gere os bares. Se as crianças conseguem, nós também somos capazes! Vamos lá fazer um esforço?

“Se formos apenas mais uma escola, seremos uma escola a mais.”

3 comentários:

quETzalcoatl disse...

fomos "nós" que filmámos esse "anuncio" por "acaso" (sick)



www.movimento-xexe.blogspot.com

Anónimo disse...

Caros membros d' A Farpa deixem-se de fundamentalismos! É verdade que são muitas as marcas que usam o tema da sustentabilidade para se promover, mas também são muitas aquelas que o fazem pelo simples dever da cidadania. Falam da Ben and Jerry por exemplo, mas conhecem realmente toda a história desta empresa para a meter no saco das empresas que fazem uma "autopromoção bestial"? A mim parece-me que não. Vão até ao site da KPMG, ou outros semelhantes, e informem-se melhor antes de falarem sobre o que não sabem.

Além disso, o simples facto de se passar a fazer a reciclagem na ESCS não será antes um dado positivo a reter? Sim a partir do momento em que os caixotes surgiram, percebemos que antes a reciclagem na ESCS era inexistente... realmente que conclusão brilhante! Antes dos caixotes surgirem, não tinha dado por isso!

E meus senhores, para evitar que dia após dia se repita o elogio da estupidez metam mãozinhas à obra e fazem qualquer coisa! Porque não pegar no lixo e irem vocês próprios depósitá-lo nos ecopontos? Como vocês próprios afirmaram no texto dirigido ao Presidente da República “menos conversa e mais trabalho”.

Se toda a escola sabe disto e não exige muita destreza motora desafio-vos a porem à vossa destreza à prova! Afinal de certeza que vocês não querem usar este post apenas para fazerem uma "autopromoção bestial" de vocês próprios.... ou será que querem?

Anónimo disse...

"Além disso, o simples facto de se passar a fazer a reciclagem na ESCS não será antes um dado positivo a reter?"

Vera,

acho que não percebeste: na escs há caixotes, mas CONTINUA A NÃO FAZER-SE RECICLAGEM! as pessoas separam nos caixotes, para depois a empresa que faz a limpeza reunir tudo no contentor do lixo. é isso que é grave e revoltante, e merece ser chamado pelo nome: estupidez.

Haver pessoas como tu que não sabem isto mostra que tinha de ser denunciado, e foi pura e simplesmente o que quisemos fazer: denunciar.

Pensava que isso se percebia.. não há no texto qualquer crítica aos estudantes. há a quem tem de ser criticado!

mas concordo contigo: não chega falar, tem de se passar à prática ;)

já agora, da minha parte:
questionei mais do que uma vez o conselho directivo sobre isto, que se limita a concordar que não faz sentido, mas dizendo que nada pode fazer;
raramente deixo lixo na escs,costumo de facto levá-lo na mala até ao ecoponto ao pé de minha casa.
(mas eu quanto ao ambiente sou fundamentalista, admito ;) )

penso que a questão da coerencia entre a actividade das grandes empresas e os valores que o seu marketing evoca está bastante discutida. aqui parece-me que serviu só para introduzir o texto, mas de qualquer forma obrigado pela observação!

francisco