terça-feira, 27 de maio de 2008

A carta aberta ao Presidente da República

Na semana passada, quebrámos o protocolo.

Aproveitando a visita de Cavaco Silva à ESCS, decidimos entregar-lhe uma carta aberta. Tínhamos recentemente escutado a preocupação do Presidente em relação à falta de interesse dos jovens pela política, preocupação que partilhamos e que nos sensibilizou. No entanto, tínhamos de questionar o Presidente sobre a coerência das suas palavras, tendo em conta as decisões políticas que tem tomado desde que iniciou o mandato, sobretudo a promulgação das reformas de Bolonha e do novo regime jurídico do Ensino Superior. Em todas encontramos incentivos à não participação dos jovens na escola e na sociedade.

Naturalmente, explicámos a nossa acção a todos os jornalistas presentes, o que lhe deu alguma projecção noticiosa. Pena que tenham decidido pegar apenas na questão das propinas (que na carta surge em jeito de introdução) e não tanto nas actuais reformas do ensino superior.
_

"A iniciativa prosseguiu pela Escola Superior de Educação de Lisboa, onde um grupo de estudantes entregou partilhar da preocupação do Presidente com a falta de interesse dos jovens
pela política. O documento lembrava também que tinha sido Cavaco, enquanto primeiro-ministro, a introduzir o sistema de propinas, "contributo maior para o ensino superior profundamente elitizado". Mas as causas da "maior revolta" dos estudantes são o Processo de Bolonha e o novo regime jurídico das instituições de ensino superior."
in Público, 20/5/2008
_
"Propinas foram ideia de Cavaco, lembram alunos
Estudantes entregaram manifesto a PR e acusam-no de «profunda incoerência»"
_
"Estudantes entregam manifesto recordando que Cavaco Silva introduziu pagamentos de propinas
Estudantes da Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa entregaram hoje um manifesto ao Presidente da República em que recordam que foi Cavaco Silva, enquanto primeiro-ministro, quem «introduziu as propinas», contribuindo assim para um ensino superior «elitizado»"
in Sol

1 comentário:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.