segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

A Farpa e o Comunicado

Era antiga a vontade d'A Farpa de convocar uma Assembleia Geral de Alunos (AGA) para se discutir e para se tomar uma posição em nome de todos os estudantes da ESCS sobre o novo RJIES. No entanto, e porque sabemos que o desconhecimento sobre o tema é geral, queriamos promover primeiro uma campanha de informação, com debates e panfletos, por exemplo, e só depois reunir todos os alunos em AGA para tomar uma posição.

Em Dezembro, no entanto, a (antiga) AE marcou uma AGA para falar do RJIES, sem que houvesse tempo para sensibilizar os estudantes para o assunto nem para divulgar a AGA. Colocámos então os textos sobre o RJIES aqui no blog e escrevemos uma proposta de tomada de posição dos estudantes para apresentar.

Surpresa: chegados à AGA, afinal nada de RJIES. A Farpa teve de propôr a alteração da ordem de trabalhos para que houvesse o esperado espaço de discussão. Propusémos a nossa tomada de posição ponto por ponto, a qual foi discutida e aprovada com pequenas alterações. O texto, a que a Mesa da Assembleia forneceu a escrita burocrático-chata, é o que está afixado junto ao bar, e que divulgamos no nosso blog.

Decidimos na AGA enviar o comunicado para todo o lado e mais algum: Conselho Directivo, IPL, partidos, etc, etc. Agora inteirámo-nos da situação e descobrimos que nem a Mesa nem a AE enviaram o texto para lado algum. Para que serve tomar uma posição se ninguém souber que a tomámos? A nova Mesa e a AE comprometeram-se connosco a fazê-lo esta semana.

Problema: -por uma lado o desconhecimento ainda é muito: os alunos da ESCS tomaram uma posição oficial sobre algo que ainda poucos conhecem; -por outro, até porque não houve qualquer divulgação da AGA, fomos apenas cerca de 20 alunos a aprovar a tomada de posição.

Temos no entanto uma convicção: quantos mais fossemos naquela AGA, mais seriamos a concordar e a perceber a importância desta posição.

Foi das raríssimas vezes na história da nossa escola em que nós, estudantes, tomámos uma posição sobre uma política do governo que nos prejudica. É uma vitória inegável. Falta continuar a divulgar. Falta cada estudante da ESCS ter noção daquilo que não quer: uma lei que fere o Ensino Superior Público e que tira a voz aos estudantes na gestão da escola!

"Se formos apenas mais uma escola, seremos uma escola a mais."

Sem comentários: