segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Vem aí o Orçamento de Estado para 2009!


"O Ensino Superior vai ser a grande aposta do governo para o próximo ano". "Depois de vários anos de desinvestimento, finalmente as verbas vão ser aumentadas." Assim prometia Mariano Gago há alguns meses.
_
O Orçamento de Estado para 2009 vai ser aprovado esta 4ª feira na Assembleia da República. Dia trágico para o ensino superior! Segundo o governo, o investimento nas universidades aumenta de facto 8%. Mas se subtraírmos o aumento das despesas, também imposto pelo governo, os números são um pouco... diferentes.
_
A Universidade de Lisboa (UL), com um aumento real de 2%, está a beira da bancarrota. O Senado da UL já disse que a situação é "dramática" e acusou o governo de estar a comercializar o ensino. Mas não é a única: metade das universidades públicas portuguesas está em ruptura financeira. Não sabem como pagar os salários de Dezembro.
_
O nosso IPL também vai receber um aumento de apenas 2% (menor do que a inflação!), o que vai agravar os já difíceis problemas financeiros. Ainda no ano passado os professores da ESCS estiveram em risco de ficar sem receber.
_
Já o ISCTE, que iniciou o caminho da privatização através da passagem a "Fundação Pública de Direito Privado", será abençoado com um aumento de 23% nas verbas.
_
Sobretudo desde 2005, tem havido cortes atrás de cortes no ensino superior. Hoje, o Estado portugês gasta por aluno metade da média da União Europeia. Mas calma: para compensar as nossas propinas são três vezes mais altas.
_
Impõem-nos este caminho em que as universidades, sem dinheiro, se vão tornando em empresas de venda de canudos. Mas nós queremos um ensino superior público, de qualidade e acessivel a qualquer pessoa, independentemente do dinheiro que possa ter nos bolsos. Por isso exigimos mais investimento do Estado. E não vamos aceitar este orçamento!
_
A Farpa vai recolher assinaturas para um abaixo-assinado que foi elaborado por todas a associações de estudantes da UL, para ser entregue na Assembleia da República. Esta 3ª feira à hora de almoço estamos pelo refeitório e pelos bares. Contamos com a tua participação!
_
A Farpa
Se formos apenas mais uma escola, seremos uma escola a mais.

Sem comentários: