# Abril de 1974...
- Perante uma Universidade quase reservada às classes privilegiadas, tomaram-se medidas urgentes para assegurar o direito è educação, garantindo que todos tenham acesso aos níveis superiores de ensino.
- Abriu-se caminho para uma das mais progressistas constituições da Europa, que ainda diz, preto no branco: o Estado deve “garantir a todos os cidadãos o acesso aos graus mais elevados do ensino” e “estabelecer progressivamente a gratuitidade de todos os graus de ensino”.
- As formas autoritárias de governo das escolas foram substituídas por orgãos onde todos -professores, investigadores, estudantes e funcionários – têm voz e poder de decisão.
- Estabeleceu-se que o trabalho teórico do ensino superior deve contribuir para a formação de uma cultura progressista.
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# Abril de 2008...
- O Estado investe cada vez menos no ensino superior. Cada vez se paga mais para estudar. Cada vez mais as universidades procuram o lucro e se abrem aos interesses empresariais.
- Bolonha impôs dois graus de ensino. Hoje, só quem tem dinheiro pode fazer uma licenciatura. Só quem tem muito dinheiro pode fazer um mestrado.
- Um novo Regime Jurídico reduziu drásticamente a representação dos estudantes na gestão da escola. Os funcionários deixaram de estar representados. Além disto, o Regime deixa que empresários entrem nas Instituições de Ensino, decidam que conhecimentos são mais importantes e definam cursos de “primeira classe” e “segunda classe”;
- Muitos professores trabalham em condições precárias. O ensino é cada vez menos crítico e de menor qualidade.
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