domingo, 30 de março de 2008

Estudantes contra Bolonha



Há uns meses, os alunos de Comunicação Social da Universidade do Minho mostraram a sua posição quanto ao Processo de Bolonha. E chamaram a atenção para problemas que nos dizem respeito a todos:

As licenciaturas de 3 anos são cada vez menos reconhecidas no mercado de trabalho, não nos permitem por exemplo dar aulas, o que nos obriga a seguir pelo mestrado para ter o mesmo reconhecimento que nos era dado pelas licenciaturas antigas. Na Universidade do Minho, as propinas do mestrado são muito mais altas que as da licenciatura, e para o ano deixará de haver bolsas.

É profundamente injusto e elitista que os mestrados sejam ainda mais caros do que as licenciaturas e que possam ser discriminados na acção social. No entanto, é o que está a acontecer em cada vez mais faculdades.

Para já, na ESCS o mestrado está longe de ser acessível a todos os alunos, devido às vagas limitadas e à procura por parte de alunos de fora da ESCS, mas ainda custa o mesmo que a licenciatura.



No início deste mês foi a vez de os estudantes espanhóis, por todo o país, exigirem a revogação da Ley Orgánica de Universidades (LOU) e das restantes leis que implementam o Processo de Bolonha. Só em Barcelona estiveram 10 000 alunos nas ruas.

fonte: AGIR (Universidade do Minho)

Sem comentários: